Conheça os principais materiais para mangueiras industriais e saiba qual é o modelo ideal para cada tipo de substância transportada.
Escolher entre os tipos de mangueiras industriais disponíveis no mercado exige a consideração de alguns fatores, já que cada modelo é indicado para uma finalidade diferente. Um desses fatores é a compatibilidade dos materiais para mangueiras industriais com os fluídos que serão transportados durante o processo.
Considerando este fator, criamos um conteúdo especial para que você entenda o uso adequado de cada modelo de mangueira conforme os fluídos. Continue a leitura para descobrir os materiais compatíveis com cada produto!
Qual a função das mangueiras para indústria?
As mangueiras utilizadas em maquinários e indústrias têm como finalidade fazer a ligação entre um ponto e outro, em grande parte das vezes para o transporte de substância como líquidos e gases. A peça tem papel fundamental na produção e por isso a escolha do material correto de acordo com o fluído utilizado é de extrema importância.
Um fluído incompatível com o material escolhido pode contaminar, obstruir ou até mesmo corroer as mangueiras para indústria. Estes danos vão demandar uma troca, o que significa gastos extras e custos com manutenção.
A boa notícia é que é bem fácil evitar esses gastos: basta conhecer as especificações dos produtos, ficar atento no momento da compra e aplicar o material adequado para a sua operação. A seguir você pode conferir os principais materiais utilizados nas mangueiras.
Principais modelos de mangueira industrial
Mangueira de borracha ou PVC
O Policloreto de Vinila, mais conhecido pela sigla PVC, é um dos materiais para mangueiras industriais mais utilizados. Isso porque o produto é muito versátil, leve e resistente, podendo ser utilizado nos mais diversos setores: desde segmentos alimentícios até os segmentos químicos.
Já as mangueiras de borracha são bastante resistentes a mudanças de temperatura e a gases como o oxigênio e o acetileno, além de possuir ótima flexibilidade, assim como o PVC.
Mangueiras de polietileno ou poliuretano
O polietileno é um dos tipos de mangueiras industriais capazes de unir flexibilidade e resistência a versatilidade. Este material oferece ótimo custo-benefício, alta durabilidade e costuma ser muito utilizada no setor agrícola.
Assim como os modelos de polietileno, a mangueira industrial de poliuretano possui longa vida útil, flexibilidade e alta resistência. O produto é capaz de resistir a hidrólise, ao óleo e à oscilações de temperatura.
Mangueiras com tramas de nylon ou aço
As mangueiras para indústria com tramas de nylon são ideais para transporte de ar e água. Elas são bem leves e é bastante flexível.
A mangueira com tramas de aço tem uma camada com fios metálicos, o que oferece mais suporte a passagem de fluídos e aumenta a resistência do produto. Além disso, o material contribui para maior eficiência dos processos, é muito resistente a altas pressões e à corrosão, assim como absorve melhor as vibrações.
Mangueiras de silicone ou alumínio
Os modelos de mangueira de silicone resiste muito bem às mudanças de temperatura e são uma excelente escolha para transposição de produtos químicos, gases, óleo e compostos abrasivos. O material possui ótimo custo-benefício.
Já a mangueira industrial feita em alumínio é ideal para condução de ar frio e quente, possui resistência a vibrações e é bastante leve.
Independente do modelo escolhido, vale lembrar que eles podem sofrer variações entre si e por isso é muito importante conferir as especificações de cada mangueira para garantir o uso correto nos processos. Para encontrar produtos de qualidade, não deixe de conferir a seleção da Prudente Comercial!
Quer encontrar o modelo ideal de mangueira para o seu processo? Acesse o site da Prudente Comercial e conheça os produtos disponíveis. |