Veja a hora certa para fazer a troca do rolamento do seu maquinário, e como fazer este tipo de manutenção!
O rolamento é uma das principais peças em máquinas industriais, ele assegura o desempenho correto do equipamento, com a maior eficiência possível.
Por ser tão importante, é primordial que se faça a manutenção correta e a sua troca no tempo certo. Entretanto, é possível prolongar sua vida útil com alguns cuidados e medidas preventivas.
O que é um rolamento?
Rolamentos são esferas, agulhas ou aros de aço que ficam presos entre dois anéis do mesmo metal, um maior e outro menor, que se encaixa dentro do primeiro. Esta peça ajuda a roda a girar com mais facilidade, reduzindo atritos e promovendo maior estabilidade à máquina ou equipamento.
Sinais que indicam a necessidade de realizar a troca do rolamento
A evidência mais clara, mas que muitos ignoram, é o barulho que a máquina começa a apresentar. Um barulho suave é normal, levando-se em consideração o trabalho que o rolamento realiza: suporte e movimentação de peso.
Porém, quando o som passa a ser mais alto pode indicar que duas peças de metal estão “raspando” uma na outra. Normalmente, esta deformidade pode ser causada por péssima lubrificação, sujeira, folgas na peça ou até sobrecarga, temperaturas elevadas e excesso de umidade também influenciam no desempenho do rolamento.
A troca do rolamento
Quando houver a necessidade de se realizar a troca da peça, é fundamental que a manutenção seja feita da forma correta. Desmontar e montar rolamentos são tarefas que necessitam de toda atenção e cuidado possíveis, além, claro, de seguir o passo a passo corretamente.
Desmontagem do rolamento
Primeiramente, suas roupas e equipamentos devem ser apropriados, esteja certo de que as ferramentas necessárias para a tarefa estejam à mão e o local escolhido deve ser limpo e sem risco de contaminações.
As ferramentas devem estar de acordo com o tipo e tamanho do rolamento para que, ao remover os rolamentos, não haja nenhum dano a outros componentes do maquinário. Este cuidado permite que a vida útil dos novos rolamentos não seja prejudicada.
Montagem do rolamento
Os primeiros procedimentos da montagem seguem os do item anterior.
O início da montagem é de suma importância para manter a vida útil do rolamento. Mais de ¼ das falhas nestas peças são causadas por erros na montagem. Aqui é necessário seguir todas as instruções do fabricante das peças, esteja atento às recomendações e não faça substituições ou adaptações. Assim, seu maquinário continuará em perfeito estado de conservação, com a manutenção em dia e entregando uma excelente produtividade.
O cuidado com o rolamento do seu maquinário garantem a sua segurança
Os maiores inimigos dos rolamentos são o calor e a umidade.
Por ser feito de metal, a temperatura tem influência direta sobre a peça, por isso, ela deve estar sempre muito bem lubrificada.
Esta medida simples também auxilia em outro risco: o de danos causados pela umidade. Apesar da maioria dos rolamentos serem selados (o que cria resistência contra água), é importante cuidar para que as partes de borracha não quebrem por conta do ressecamento, mais uma função importantíssima da correta lubrificação.
Mas, lembre-se: a correta manutenção do maquinário garante tranquilidade e segurança para todos. E confiar em quem fornece as peças é tão importante quanto! Temos mais de 40 anos de mercado, oferecendo peças de qualidade comprovada e com o melhor custo benefício da região! Acesse nosso site e conheça mais sobre os nossos serviços.
Lá no nosso blog, você pode conferir várias matérias sobre manutenção de maquinário e outros assuntos!