Saiba como escolher o modelo ideal de mangueira hidráulica para garantir durabilidade e alta performance ao seu equipamento.
A mangueira hidráulica é um componente fundamental para o transporte de fluidos de um ponto a outro em equipamentos nos setores industrial, automotivo, de agronegócio e na construção civil. Sem dúvidas a peça é parte essencial do processo produtivo, mas a escolha do modelo errado pode prejudicar todo o funcionamento das máquinas.
Para evitar esse problema, desenvolvemos este post que traz tudo o que você precisa saber para escolher a mangueira hidráulica ideal para as necessidades do seu equipamento. É só continuar a leitura para conferir as nossas dicas exclusivas!
Conheça os tipos de mangueiras hidráulicas
Como falamos logo no início deste post, a mangueira hidráulica serve para transportar substâncias de um ponto a outro. Essas substâncias podem ser líquidas, gasosas ou até mesmo sólidas e o material é produzido para aguentar altas temperaturas, pressão e agentes abrasivos.
Já deu para entender a importância da peça para o funcionamento do seu equipamento industrial, não é mesmo? Pensando nisso, decidimos compartilhar com você uma breve explicação dos principais tipos de mangueiras hidráulicas:
- Articulada: a mangueira articulada conta com eixos rígidos ligados por articulações flexíveis, que dão maior mobilidade à peça, permitindo que a mangueira gire em torno dos equipamentos da fábrica, por exemplo.
- Ondulada: o modelo ondulado é sanfonado, permitindo maior expansão e flexibilidade à mangueira.
- Reforçada: a mangueira reforçada possui amortecedores extras na chamada camada de reforço.
- Enrolada: o tipo de mangueiras enroladas são semi-rígidas, desenvolvidas especialmente para a expansão.
- Multi-elementos: esse tipo de mangueira reúne uma série de elementos dos modelos anteriores.
Como escolher a mangueira hidráulica correta?
Agora que você já entendeu a importância das mangueiras hidráulicas e conhece os principais tipos existentes no mercado, é hora de conferir fatores indispensáveis para analisar e acertar na escolha do produto de acordo com as suas necessidades. Anote essas dicas:
1. Fique atento ao tamanho
O tamanho da mangueira tem relação direta com a velocidade em que a substância transportada passará por ela: quanto menor o diâmetro, maior a velocidade, quanto maior o diâmetro, menor a velocidade de transporte.
2. Considere onde e para que a mangueira será aplicada
É muito importante considerar o objetivo de uso da mangueira e o local onde ela será instalada. Neste contexto, não se esqueça de observar a frequência de exposição à pressão total, o tipo de reforço necessário para a aplicação, a resistência a abrasividade e outros fatores, assim como a flexibilidade.
3. Confira a temperatura a qual a peça será exposta
Exposição a temperaturas muito baixas ou muito altas podem danificar todo o seu equipamento se você escolher a mangueira hidráulica errada para o processo, por isso esteja atento a temperatura do ambiente e do fluido a ser transportado.
4. Considere o tipo de fluido transportado
É fundamental que o material no qual a mangueira foi produzida seja compatível com o tipo de fluido conduzido. Se você transportar uma substância abrasiva por um material inadequado, pode causar erosão e até mesmo vazamentos que podem prejudicar todo o maquinário.
5. Conferir a pressão é essencial
Na mesma lógica da temperatura, está também a necessidade de avaliar a pressão a qual a mangueira será exposta.
Depois dessas dicas ficou muito mais fácil encontrar a mangueira hidráulica ideal, não é mesmo? Aqui na Prudente Comercial você encontra as melhores peças e ainda conta com uma equipe especializada para te ajudar no processo de escolha, não deixe de conferir!
Gostou deste conteúdo? Acesse o site da Prudente Comercial para conferir dicas exclusivas sobre manutenção de máquinas pesadas e encontrar as melhores peças de reposição.