Saiba quais são os pontos que precisam de mais atenção na manutenção de máquinas no inverno e evite problemas nos equipamentos.
Nós não somos os únicos afetados pelas temperaturas mais frias durante o inverno, a sua frota de máquinas pesadas também sente essa mudança climática e, sem os cuidados necessários, pode ter seu funcionamento prejudicado. A boa notícia é que basta tomar alguns simples cuidados com máquinas pesadas no inverno para evitar estes problemas.
Quer saber como fazer a manutenção de máquinas no inverno? Então vem conferir neste post os pontos que merecem a sua atenção nesta época do ano.
A importância da manutenção de máquinas no inverno
A verdade é que muitas pessoas não se atentam a isso, mas a queda de temperatura e as alterações na umidade podem afetar as máquinas e até mesmo apresentar riscos para as peças e o funcionamento dos equipamentos, por isso é fundamental estar atento aos detalhes neste período do ano.
No Brasil, o clima no inverno costuma ser mais seco, apresentar ventos fortes e geadas em diversos pontos do país. Essas características somadas às temperaturas mais baixas podem afetar o desempenho das máquinas pesadas, mas existem ações simples que fazem toda a diferença nos dias mais frios, contribuindo para a prevenção de danos no maquinário e até mesmo para a segurança dos operadores.
Aplicá-las durante o período de inverno vai evitar que você tenha gastos extras com manutenções, trocas de maquinários e até mesmo queda na produção. Vamos conferir quais cuidados são essenciais para seus equipamentos no inverno?
4 cuidados com máquinas pesadas no inverno
Atenção à bateria
Você já deve ter reparado que os casos de baterias descarregadas ou com dificuldade para funcionar são mais comuns no inverno, certo? Isso acontece porque as reações químicas responsáveis pela geração de energia e, consequentemente, pelo funcionamento do motor, são afetadas pelas temperaturas mais baixas.
A dica para evitar este problema é sempre estar atento à bateria, aquecer o motor para facilitar o funcionamento e também optar por carregadores de baixa tensão para garantir o carregamento da bateria mesmo quando ela não estiver em uso.
Verifique o óleo com frequência
O óleo tem a função de lubrificar as peças das máquinas, portanto pode afetar todo o equipamento caso seja de baixa qualidade ou esteja em falta. A dica aqui é verificar sempre o nível de óleo e usar o produto específico para inverno.
Vale a pena também manter a atenção para o sistema de alimentação de combustível, pois é comum que a cera do combustível cristalize no frio. Usar diesel pode ser uma boa alternativa.
Analise a necessidade de pneus adequados
Algumas máquinas podem apresentar a necessidade de pneus adequados para o clima frio, principalmente em regiões onde as geadas são comuns. Além disso, a pressão de inflação pode ser alterada pela mudança nas temperaturas e assim afetar a tração do veículo. Verifique sempre essa pressão e siga as orientações do fabricante para conservar os pneus da sua frota.
Mantenha as manutenções preventivas
A prevenção é o melhor tipo de manutenção para máquinas no inverno, pois ajuda a identificar possíveis problemas com antecedência e assim evita a necessidade de reparos mais caros e complexos. Por isso, faça inspeções regulares durante o período mais frio do ano.
Cuidar das suas máquinas no inverno é mais simples do que você imaginava, não é mesmo? Com atenção e prevenção é possível garantir pleno funcionamento e evitar problemas graves.
Para facilitar ainda mais o processo, a Prudente Comercial está sempre ao seu lado com as melhores peças para suas máquinas!
Gostou deste conteúdo? Acesse o site da Prudente Comercial para conferir outros conteúdos sobre máquinas pesadas e encontrar as melhores soluções para sua frota!