Conheça pontos que não podem faltar na manutenção preventiva de máquinas pesadas para garantir a produtividade nas operações.
Queda na produtividade, atrasos na execução de tarefas, gastos com reparos: quando um equipamento quebra, o prejuízo pode ser muito grande, mas a boa notícia é que existe uma maneira bem simples para manter todo funcionamento e a produção em dia. A manutenção preventiva te ajuda a identificar possíveis problemas antes mesmo deles aparecerem.
Já deu para perceber a importância do processo, não é mesmo? Então continue a leitura com a gente para descobrir algumas curiosidades exclusivas sobre a manutenção preventiva, que vão te ajudar a colocar os cuidados em prática com as suas máquinas.
O que é a manutenção preventiva de máquinas pesadas?
A manutenção preventiva é um dos principais tipos de manutenção para máquinas pesadas, pois tem como objetivo antecipar possíveis problemas que possam prejudicar o funcionamento dos equipamentos e, consequentemente, atrapalhar a produção.
Ao contrário de outros tipos de manutenção, a preventiva não espera as máquinas apresentarem sinais de problema, mas sim são realizadas de maneira periódica de acordo com o planejamento traçado para cada aparelho.
5 curiosidades sobre manutenções preventivas
Quando realizar a manutenção preventiva?
A periodicidade das manutenções preventivas pode variar muito de acordo com diversos fatores, mas existem alguns indicadores padrões para te ajudar a planejar esses processos preventivos. É possível definir um planejamento com base no tempo de operação, no ciclo produtivo ou das horas de atuação, por exemplo.
Por que fazer a manutenção preventiva de máquinas pesadas?
A manutenção preventiva traz diversas vantagens, como a conservação dos equipamentos, prevenção de falhas e economia. Com a prevenção, você evita a chamada manutenção corretiva, processo que costuma ser bem mais caro.
Além disso, a manutenção preventiva contribui para evitar danos mais graves que poderiam resultar na necessidade de substituir não apenas uma peça das máquinas pesadas, mas o equipamento por completo.
Como planejar as manutenções preventivas?
O planejamento deve ser feito de acordo com as necessidades das suas máquinas. Considere os indicadores padrões que sugerimos no item 1 desta lista de curiosidades e identifique qual deles faz sentido para você: a partir daí, trace o seu planejamento e cumpra-o à risca.
Quais os principais cuidados durante a manutenção?
Quando traçar o planejamento de manutenções preventivas para suas máquinas, é importante considerar alguns fatores para não atrapalhar a produção ou realizar procedimentos inadequados nos equipamentos.
Para começar, considere o tempo de parada necessário e planeje a execução das tarefas para que não haja prejuízos ou falta de estoques durante a manutenção. Lembre-se também de buscar profissionais especializados para realizar o serviço e garanta peças de qualidade para os aparelhos.
Quais os custos envolvidos no processo?
Apesar de ser muito mais econômica, a manutenção preventiva também tem custos e é preciso considerá-los no planejamento. Despesas com a contratação de profissionais especializados e com a paralisação da produção são os principais.
Além disso, esteja preparado para a possibilidade de precisar adquirir novas peças para suas máquinas.
Com todas essas informações em mãos, vai ficar fácil evitar problemas e garantir a produção total das máquinas por muito mais tempo. Na Prudente Comercial você encontra todas as soluções para tornar o processo ainda mais simples, não deixe de conferir!
Gostou deste conteúdo? Acesse o site da Prudente Comercial para conferir outros conteúdos sobre máquinas pesadas e encontrar as melhores soluções para sua frota!