Confira dicas de gestão financeira e saiba como realizar um melhor controle de custos na obra.
Aplicar uma boa gestão financeira na obra pode ser uma tarefa desafiadora principalmente quando há um grande projeto a cumprir. Manter as contas sob controle, garante não só que a empresa obtenha êxito na capitalização final como também evite a perda de recursos durante a construção.
Para usufruir das vantagens de uma boa gestão existem diversas dicas para controlar os custos na obra que podem ser aplicadas durante os trabalhos. Reunimos neste post as principais e mais eficazes, então acompanhe até o final para saber como agir.
Como realizar um melhor controle de custos na obra
A gestão financeira no obra pode ser aplicada em qualquer empreendimento, seja ele grande ou pequeno e com ações simples e padronizadas a sua empresa consegue fazer um controle de custos sem negligenciar nenhuma necessidade.
Planejamento
A primeira das 5 maneiras de controlar melhor os custos na obra que vamos te apresentar é uma das fases mais importantes de um projeto: O planejamento.
Para controlar melhor os custos, dentro do seu planejamento é necessário realizar um levantamento analítico, verificando de forma minuciosa todas as atividades que serão realizadas a fim de criar um cronograma para cada uma delas.
Com isso, a equipe será distribuída de maneira correta e poderá ser estrategicamente direcionada quando preciso, bem como os materiais serão comprados seguindo a demanda certa.
Treine a equipe
Muitos podem considerar esse tópico como um gasto, mas na verdade ele é um investimento que a longo prazo só tende a otimizar os trabalhos e consequentemente diminuir os custos.
Portanto, uma das dicas para controlar os custos na obra é treinar devidamente a equipe responsável, isso porque o colaborador obtém o conhecimento necessário das técnicas e processos e os realiza com perfeição, de maneira a evitar possíveis reparos ou retrabalho, dois fatores muito onerosos numa obra.
Além disso, é uma das maneiras de valorizar a equipe, o que gera uma consciência também no funcionário sobre a necessidade de controlar os custos.
Gestão de estoque
A armazenagem e controle dos materiais, orientada inclusive pela NR 11, é um dos fatores que merecem atenção na hora de buscar estratégias para controlar os custos na obra.
A má gestão de estoque pode ocasionar em compras antes do prazo e com itens a mais ou a menos muitas vezes desnecessários para a obra. Além disso, é essencial realizar um controle de entrada e saída de materiais para evitar que peças fiquem por muito tempo no estoque e se tornem inutilizáveis.
Padronize os sistemas
Uma das dicas para controlar os custos na obra é padronizar o trabalho. Utilizar os mesmos métodos realizados em obras anteriores somado a algumas melhorias facilita na execução de processos, tornando o trabalho mais rápido e eficaz sem perder a qualidade.
Invista em manutenção preventiva nas máquinas
A última das 5 maneiras de controlar melhor os custos na obra é investir em manutenção preventiva para o maquinário utilizado na obra orientado pela NBR 5462.
Esse tipo de manutenção ajuda a aumentar a vida útil dos equipamentos e diminui a possibilidade de que haja paradas emergenciais na obra. Ou seja, duas ações que impactam diretamente no controle de custos da obra.
Com esse processo, nós da Prudente Comercial podemos te ajudar! Em nosso site você encontra as melhores peças para manter o seu maquinário funcionando perfeitamente.
Quer saber como cuidar corretamente de máquinas e equipamentos pesados. Acesse o site da Prudente Comercial.