Entenda os problemas causados pela instalação incorreta da bomba hidráulica e saiba como evitá-los.
A bomba hidráulica é considerada o coração do sistema hidráulico nas máquinas pesadas, só por esse título já conseguimos imaginar a importância da peça, não é mesmo? Ela é quem aciona o fluido responsável por transformar a energia mecânica em energia hidráulica, fazendo o motor e todo o sistema funcionar da maneira correta.
Se a peça é instalada de maneira incorreta, o sistema acaba prejudicado e o equipamento pode sofrer danos graves. Por isso, é muito importante saber como funciona a montagem de bomba hidráulica para evitar problemas com o seu maquinário e é isso que você vai conferir neste post.
Boa leitura!
Falhas causadas pela montagem incorreta da bomba hidráulica
Grande parte das falhas apresentadas em sistemas hidráulicos é causada pela instalação incorreta da bomba, por isso é fundamental tomar cuidados básicos neste processo para evitar problemas graves no futuro e até mesmo a perda de um equipamento novo.
A montagem de bomba hidráulica em um circuito contaminado, por exemplo, pode impedir a geração da energia necessária e até mesmo sobrecarregar o motor, prejudicando o funcionamento de todo o sistema.
Como evitar problemas nas bombas hidráulicas?
A boa notícia é que você pode evitar esses problemas de funcionamento tomando alguns cuidados bem simples durante a instalação das bombas hidráulicas e depois dela também. Anote essas dicas:
1. Siga as orientações do fabricante
É muito importante seguir as orientações do fabricante quanto à instalação e ao uso da bomba hidráulica, considerando fatores como o sentido da rotação, diâmetro do eixo motriz, alinhamento e valores de pressão. Isso garante a montagem correta e evita a sobrecarga do sistema.
2. Troque óleo e filtro na instalação
A contaminação do sistema pode ser uma das causas de quebra da bomba hidráulica, por isso é fundamental fazer a limpeza antes de instalar uma peça nova. É preciso trocar filtros e óleo do sistema, evitando assim uma recontaminação e danos na bomba recém montada.
3. Faça manutenções constantes
A manutenção preventiva de máquinas pesadas é uma das melhores maneiras de evitar problemas, por isso tenha um cronograma de revisões para identificar possíveis danos e resolvê-los o quanto antes. Para se ter uma ideia, a vida útil de uma bomba hidráulica costuma ser em média de 15 mil horas.
4. Mantenha o sistema lubrificado
Manter o sistema lubrificado é essencial para o bom funcionamento e durabilidade da bomba hidráulica e de outras peças. Para isso, use sempre óleo de boa qualidade e respeite o período de troca.
Evitar problemas de funcionamento é bem mais simples do que parece, não é mesmo? Com esses cuidados básicos, você prolonga a vida útil da sua bomba hidráulica e garante a alta performance do seu equipamento.
Outro ponto importante é garantir o uso de peças de qualidade e neste ponto a Prudente Comercial pode te ajudar. Conheça os serviços e as opções de peças oferecidas pela empresa, assim você terá equipamentos muito mais eficientes!
Gostou deste conteúdo? Acesse o site da Prudente Comercial para conferir dicas exclusivas sobre cuidados com equipamentos pesados e encontrar as melhores peças de reposição.