Conheça as ferramentas para perfuração de solo e qual o seu uso e entenda de uma vez por todas o que elas são!
Para ter o melhor desempenho e eficiência, a escolha das ferramentas para perfuração de solo (FPS) deve ser pautada na resistência e abrasividade dos materiais a que são submetidas, bem como, ter um excelente suporte para carga e impacto.
Por isso, uma avaliação criteriosa é fundamental no momento da escolha destas ferramentas. Sem elas, a capacidade operacional do maquinário se torna deficiente.
Os critérios de escolha devem levar em consideração variáveis como: sistema operacional, potência e capacidade, ângulo, velocidade de ataque e forma geométrica da peça. Além de ser obrigatório observar a qualidade do aço empregado na fabricação da FPS.
Todos estes cuidados são essenciais para a entrega de um melhor desempenho e maior vida útil das peças.
A FPS certa para cada máquina
Em função do alto valor dos equipamentos industriais, as ferramentas para perfuração de solo se tornam ainda mais importantes, já que, sem elas, a capacidade operacional deste maquinário se torna deficiente.
Veja, a seguir, qual FPS apropriada para cada tipo de maquinário.
Escavadeiras:
O ideal é usar ferramentas de alta penetração, com ponta bastante afiada.
O trabalho deste equipamento é, normalmente, de médio a alto impacto, com forte abrasão, sendo necessário à FPS grande poder de penetração e desagregação.
Os 3 principais modelos de ferramentas para escavadeiras são: pontas para serviços leves ou gerais, pontas reforçadas e pontas para penetração ou afiadas.
Carregadeiras:
É preciso usar pontas mais reforçadas, em especial embaixo da peça, onde ela sofre mais arrasto rente ao solo. As carregadeiras trabalham de baixo a médio impacto, entretanto, sofrem mais interferência abrasiva.
Tratores de esteira:
Utilizam lâminas frontais, atrás do trator há o ripper, com dentes cortantes que tem por função escarificar o solo.
Motoniveladora
Sua principal ferramenta é a lâmina, que faz terraplanagem e ajuda a recompor e manter o bom estado das estradas de terra de muitos municípios Brasil afora!
O que ocorre quando a seleção da FPS é incorreta?
As ferramentas de penetração de solo protegem os componentes do maquinário, reduz custos de operação e maximiza a performance do equipamento. O componente mais importante em uma máquina pesada é, sem dúvida, a FPS. Portanto, a seleção incorreta pode acarretar:
- Consumo maior de combustível
- Redução do poder de trabalho do motor
- Causa fadiga no operador, pois a FPS errada gera vibrações na cabine, que podem levar a quadros de doença e desgaste físico e até emocional, considerando que pode deixá-lo irritado
- Aumento do tempo de movimentação do material
- Contato ineficiente
Agora que você já sabe o que são FPS é a hora de apostar nesses equipamentos e os adequar ao seu maquinário e forma de trabalho.
Então, não tenha dúvida quando for escolher o seu fornecedor de FPS. A Prudente é especialista em peças para máquinas pesadas. Acesse o nosso site e conheça um pouco mais sobre nossos produtos e serviços.
Lá no nosso blog preparamos algumas matérias especiais para você conhecer mais sobre este universo!