Saiba identificar os principais problemas no cilindro hidráulico e confira dicas para resolvê-los de maneira simples e prática.
Um problema dos cilindros hidráulicos pode afetar todo o equipamento, prejudicando a produção e até mesmo trazendo custos extras com manutenção, reparos e substituição de máquinas. A boa notícia é que existem formas simples de identificar danos e resolvê-los antes de ter problemas maiores.
Neste post você vai descobrir quais são os principais problemas do cilindro hidráulico e entender como solucioná-los para garantir o funcionamento correto dos equipamentos. Continue a leitura para conferir as dicas exclusivas preparadas especialmente para você.
Para que serve o cilindro hidráulico?
O cilindro hidráulico é parte fundamental do sistema hidráulico de um equipamento, pois ele é o responsável por transformar a energia do fluido em energia mecânica, necessária para fazer o motor funcionar.
Diante da importância da peça, a manutenção preventiva e os cuidados constantes tornam-se essenciais para evitar problemas graves que podem prejudicar as máquinas. Com o passar do tempo, algumas falhas podem surgir, por isso é preciso manter-se atento.
Principais problemas no cilindro hidráulico
Os problemas no cilindro hidráulico podem surgir por diversos fatores, desde falhas de fabricação até danos causados por uso equivocado, instalação errada ou falhas na manutenção. Para evitar danos mais graves, saiba identificar os principais problemas na peça e como solucionar cada um deles:
1. Desgastes nas hastes
Um grande problema dos cilindros hidráulicos é o desgaste nas hastes cromadas, que pode retirar a camada de cromo e levar a oxidação da peça, facilitando assim o surgimento de vazamentos. O problema pode ser causado pelo uso de óleo sujo ou por impactos internos constantes.
Para evitar esse desgaste a análise da peça durante a manutenção preventiva é essencial. É necessário avaliar deformações de alinhamento, riscos ou outros danos que possam prejudicar as hastes.
2. Falhas de vedação
As falhas de vedação também podem prejudicar todo o sistema e normalmente tem duas causas principais: desgaste pela ação do tempo ou o uso de produtos de baixa qualidade. Isso pode levar a contaminação do fluido, falta de lubrificação das peças e até mesmo vazamentos.
A boa notícia é que resolver os problemas de falha de vedação é bem simples. O primeiro passo é garantir a compra de produtos de qualidade, escolhendo fornecedores confiáveis e especializados no ramo de peças para máquinas pesadas. Além disso, manter as manutenções checando sempre a vedação é indispensável.
3. Fluidos contaminados
Como citamos acima, as falhas de vedação podem causar a contaminação dos fluidos e esse é um dos principais problemas a atingir o sistema hidráulico e pode ocasionar em outros problemas no equipamento. As impurezas podem arranhar o interior do cilindro e danificar o pistão ou outras partes do sistema.
Para evitar esses danos, mantenha o fluido hidráulico sempre livre de impurezas e verifique a limpeza constantemente.
4. Excesso de pressão
A sobrecarga do cilindro hidráulico causada pelo excesso de pressão também pode acarretar em problemas e prejudicar todo o sistema. Normalmente, a sobrecarga acontece pela regulação incorreta das válvulas ou exposição à pressão acima do suportado pela peça.
Para evitar problemas, siga as orientações do fabricante quanto a pressão suportada e garanta a regulagem correta das válvulas, sempre checando nas manutenções.
Manutenção e atenção constantes são essenciais para evitar problemas no cilindro hidráulico, assim como o uso de peças de qualidade. Aqui na Prudente Comercial você encontra as melhores peças para o seu equipamento por um excelente custo-benefício e com suporte de uma equipe preparada para te orientar e indicar os produtos corretos.
Gostou deste conteúdo? Acesse o site da Prudente Comercial para conferir dicas exclusivas sobre cuidados com equipamentos pesados e encontrar as melhores peças de reposição.