Conheça quais são os tipos de manutenção para máquinas pesadas e saiba como cuidar dos equipamentos da sua empresa.
Uma das partes mais importantes do patrimônio de uma empresa são as máquinas industriais, isso porque são elas as responsáveis por manter a produção funcionando e gerar a maior parte do faturamento do negócio. Sabendo disso, é muito importante se preocupar com a manutenção de equipamentos pesados para manter a capacidade produtiva daquilo que praticamente define a sobrevivência da organização.
Para te ajudar a entender os aspectos que cercam a manutenção em equipamentos e maquinários pesados, nós reunimos neste artigo todos os tipos de cuidados que sua empresa pode e deve ter com as máquinas.
Tipos de manutenção para equipamentos pesados
A manutenção adequada regulamentada pela NR 12, aumenta a vida útil do maquinário, garante a continuidade das atividades na produção e ainda gera um ambiente seguro de trabalho onde os colaboradores sentem-se mais à vontade para operar. Diante disso, conheça os tipos de manutenção existentes e não deixe de garantir essas vantagens em seu ambiente de trabalho.
Manutenção Preventiva
Esse é um dos tipos de manutenção existentes mais recomendado, isso porque esse processo antecipa possíveis problemas que possam acontecer com o maquinário evitando que haja paradas de emergência na produção. Geralmente, esse tipo de manutenção segue um cronograma periódico que pode ser baseado em um período de tempo (mensal) ou ainda em um período de uso (a cada 6.000 horas ou 200 ciclos de funcionamento). É analisado todo o funcionamento da máquina, mesmo que esta não apresente nenhum problema aparente.
A manutenção preventiva é extremamente necessária para diminuir as chances de que a empresa tenha riscos mais onerosos.
Manutenção Preditiva
A manutenção do tipo preditiva, baseia-se em um acompanhamento por meio de softwares e aplicativos específicos que monitoram o desempenho dos equipamentos na execução do trabalho. A intenção disso é tentar captar comportamentos incomuns e se antecipar a um possível problema indicado pelo comportamento da máquina.
Um exemplo claro de como esse processo acontece, é quando o software mostra um aviso de que uma máquina está gastando mais combustível do que o normal, o que pode ser um indicativo de que ela precisa de uma manutenção.
Manutenção Proativa
O objetivo desse tipo de manutenção em equipamentos e maquinários pesados é não apenas corrigir ou tratar os problemas que surgem, mas eliminar de vez a causa dele, evitando assim que a falha se repita. Para isso, esse processo envolve toda a equipe nos cuidados com o equipamento de forma a garantir uma melhoria contínua no funcionamento.
Manutenção Corretiva
Na manutenção de equipamentos pesados, tente fugir desse tipo! O papel desse processo é corrigir um problema que já aconteceu com a máquina, o que significa que a produção parou repentinamente.
Esse é um dos tipos de manutenção existentes que não deve ser necessária quando as outras são colocadas em prática.
Peças para manutenção de equipamentos pesados
Prevenir é sempre melhor e menos custoso do que corrigir, portanto, atente-se para a manutenção em equipamentos e maquinários pesados da sua empresa e garanta a continuidade do faturamento.
Todos os tipos de manutenção existentes necessitam de peças de qualidade para que aconteçam da maneira adequada e com isso nós da Prudente Comercial podemos te ajudar! Somos uma empresa especializada no fornecimento de peças de qualidade para máquinas pesadas.
Em nosso site você não só encontra as peças e itens certos para o seu maquinário como também confere dicas de como realizar a gestão de armazenamento da sua empresa, guia de manutenção e muito mais! Acesse já.
Gostou deste conteúdo? Acesse o site da Prudente Comercial e entenda mais sobre equipamentos e máquinas industriais.