Conheça quais são os tipos de manutenção industrial e quais os benefícios de realizar esse processo.
O cuidado adequado com cada máquina é uma questão não só de sobrevivência da empresa como também de competitividade, e por isso o processo de manutenção em equipamento industriais está sendo cada vez mais valorizado e modernizado nos últimos tempos.
É comum que desgastes aconteçam ao longo da vida útil dos equipamentos e para que eles durem mais é muito importante saber como cuidar de cada um deles. Pensando em te ajudar com esse processo, neste artigo vamos te apresentar um guia prático sobre manutenção industrial com tudo o que você precisa saber sobre esse momento.
Tudo sobre manutenção em equipamentos industriais
A NR 12 é a Norma que prevê a realização de manutenção nos equipamentos para aumentar sua vida útil e proteger a integridade dos trabalhadores. Segundo a ABNT (NBR 5462/1994) tem como principal função manter o perfeita atividade por meio de intervenções corretas e oportunas.
Sabendo o que é esse processo, conheça quais são os principais tipos de manutenção industrial que são divididos em duas categorias, os planejados e não planejados.
Manutenção corretiva
Esse tipo de manutenção em equipamentos industriais faz parte da categoria de planejados e é realizado para fins corretivos. Geralmente acontece nos intervalos da produção quando o equipamento não está em uso.
Manutenção preventiva
Outra na categoria de processos planejados, a manutenção preventiva acontece com programação em calendário e tem o objetivo de prever falhas no maquinário com uma rotina de aferição, calibragem, limpeza, análise nas válvulas de processo e lubrificação de acordo com a necessidade de cada equipamento.
Manutenção preditiva
É um dos tipos de manutenção industrial planejada com o mesmo objetivo da preventiva, mudando somente seus métodos para avaliar o maquinário e identificar todas as irregularidades para então programar uma correção.
Manutenção investigativa
Também conhecida como manutenção detectiva, esse tipo tem o objetivo de encontrar falhas e vícios que não são facilmente detectáveis. Também faz parte dos procedimentos planejados.
Manutenção corretiva não planejada
Na manutenção de equipamentos industriais essa é considerada perigosa e pode gerar bastante prejuízos uma vez que é realizada apenas quando há quebra inesperada no maquinário.
Manutenção ocasional
Diferente dos tipos de manutenção industrial programados, essa não tem qualquer periodicidade nem rotina.
Gestão da manutenção em equipamentos industriais
Dando seguimento ao nosso guia prático de manutenção industrial, outro ponto importante que você precisa saber é como fazer a gestão desse processo e qual a contribuição da tecnologia.
Aumentar a eficácia das máquinas minimizando custos é algo que só a manutenção pode fazer, e a gestão desse processo pode ser difícil e burocrática quando realizada manualmente. Para isso, atualmente existem algumas soluções tecnológicas que otimizam as manutenções e dão a segurança para a empresa de um maquinário sem quebras repentinas.
Para finalizar nossas orientações com tudo sobre manutenção em equipamentos industriais que você precisa saber para cuidar do seu maquinário saiba que outro item que minimiza as dores de cabeça é a escolha de peças de qualidade, componentes que irão durar mais e quebrar menos!
Essas peças você encontra aqui na Prudente Comercial, em nosso site te ajudamos a encontrar a peça ideal para seu maquinário. Acesse já!
Quer conhecer mais sobre manutenção e cuidados com equipamentos industriais? Acesse o site da Prudente Comercial.