Saiba qual CNH para operar máquinas pesadas é necessária para cada equipamento.
As máquinas pesadas são essenciais para garantir a eficiência e a segurança em setores como a construção civil, a agricultura e a pecuária, por exemplo. Para serem utilizadas da maneira correta, é necessário que o operador tenha habilitação para máquinas pesadas, caso contrário o condutor pode ser multado.
O tipo da carteira de operador de máquinas pesadas pode variar de acordo com alguns fatores e é isso que nós vamos explicar neste post. Para entender qual é a habilitação correta é só continuar a leitura com a gente!
Qual CNH para operar máquinas pesadas?
Todas as máquinas pesadas exigem a habilitação adequada para condutores, mesmo aquelas que não circulam em vias públicas. O tipo de carteira de operador de máquinas pesadas varia de acordo com o peso e tamanho do equipamento.
Entenda as categorias de habilitação definidas pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro):
- Categoria A: para veículos com duas ou três rodas, com ou sem carro lateral;
- Categoria B: veículos motorizados que não se enquadram na categoria A, com peso bruto de até 3.500 quilos e lotação máxima de nove lugares, incluindo motorista;
- Categoria C: veículos motorizados de carga, com peso acima de 3.500;
- Categoria D: veículos motorizados de transporte com mais de oito passageiros, sem incluir o motorista
- Categoria E: veículos combinados, nos quais a unidade tratora se enquadre nas categorias B, C ou D, e com unidade acoplada, trailer, articulada, reboque ou semirreboque, tenha 6 mil quilos ou mais, ou ainda lotação acima de oito lugares.
Uma perfuratriz costuma se encaixar na categoria C, por exemplo, enquanto os tratores e pás-escavadeiras, muito utilizadas na construção civil, exigem habilitação nas categorias D ou E.
Só a habilitação para máquinas pesadas é suficiente?7
Não. É importante esclarecer que a habilitação para máquinas pesadas vai além da CNH correta, já que o condutor precisa também estar devidamente capacitado para conduzir o veículo de acordo com o modelo.
Confira alguns exemplos:
Tratores
Além de estar habilitado nas categorias D ou E, o operador deve também ter ensino fundamental completo e formação profissional, conseguida no curso de tratorista. Vale lembrar que os tratores podem transitar em vias públicas, mas precisam estar registrados no Detran (Departamento Estadual de Trânsito).
Guindastes
Os guindastes aumentam a eficiência em grandes obras, mas exigem muita atenção na condução. O operador deve ter conhecimento técnico, adquirido em curso específico no qual o condutor vai aprender regras, prevenção de acidentes, segurança e planejamento de transporte.
Empilhadeiras
Além da habilitação, os operadores de empilhadeiras precisam de ensino fundamental completo e cursos técnicos de capacitação. Vale destacar que a habilitação especial para operar empilhadeiras não é obrigatória, mas esse pode ser um diferencial importante na hora da contratação.
Outro ponto importante para manter as máquinas a pleno funcionamento é a manutenção frequente. Na Prudente Comercial você encontra todas as soluções para garantir a performance correta das suas máquinas, não deixe de conferir!
Gostou deste conteúdo? Acesse o site da Prudente Comercial para conferir outras dicas e encontrar as melhores soluções para a sua construção.